Ibovespa recua abaixo de 132 mil pontos; Petrobras sobe

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta quinta-feira e perdia o patamar dos 132 mil pontos, tendo como pano de fundo nova alta nos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano, em meio a dados mostrando que o mercado de trabalho dos Estados Unidos continua robusto.

Às 11:45, o Ibovespa caía 0,89 %, a 131.653,88 pontos. Na mínima, chegou a 131.336,63 pontos. O volume financeiro somava 5,5 bilhões de reais.

Nos EUA, o relatório de emprego da empresa privada ADP mostrou que foram abertas 164.000 vagas no setor privado norte-americano no mês passado, maior leitura mensal desde agosto e bem acima das previsões de economistas consultados de criação de 115.000 vagas em dezembro.

"A leitura da ADP mostrou que o mercado de trabalho americano, em especial o setor privado, segue resiliente tendo criado mais postos que o esperado", afirmou o estrategista-chefe da Avenue, William Casro Alves.

Em paralelo, os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA somaram 202 mil solicitações na semana passada, abaixo das estimativas de economistas de 216 mil.

Investidores agora aguardam o relatório do governo norte-americano sobre o mercado de trabalho, uma vez que, apesar da visão de que o Federal Reserve encerrou o processo de aperto monetário nos EUA, permanecem dúvidas sobre um amplamente esperado ciclo de cortes dos juros na maior economia do mundo.

Em Wall Street, o S&P 500 rondava a estabilidade, enquanto o rendimento do Treasury de 10 anos marcava 3,9931%, de 3,907% na véspera.

De acordo com estrategistas do Citi, as atenções permanecem voltadas para os EUA neste ano, com tópicos como recessão, juros e eleição naquele país ainda importante para investidores de mercados emergentes.

Continua após a publicidade

DESTAQUES

- GPA ON caía 4,97%, a 4,40 reais, em dia de ajustes, após dois pregões seguidos de alta, sendo que apenas na véspera fechou com um salto de 10,5%. No radar, está assembleia geral extraordinária do varejista de alimentos no próximo dia 11 para decidir sobre aumento do limite de capital visando uma potencial oferta de ações, bem como mudança no conselho de administração.

- VALE ON cedia 0,73%, a 76,09 reais, em dia de desempenho misto dos futuros do minério de ferro na Ásia, com o contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange, na China, encerrando em alta, mas o vencimento de referência em Cingapura recuando. CSN MINERAÇÃO ON, que figurou entre os melhores desempenhos do Ibovespa em 2023, perdia %3,75.

- PETROBRAS PN avançava 0,41%, a 39,12 reais, apoiada no sinal positivo dos preços do petróleo no exterior. Analistas do UBS BB também afirmaram que estão entre aqueles com visão otimista sobre os dividendos da Petrobras, embora tenham ponderado sobre uma situação quase binária para a tese de investimento no curto prazo relacionada à distribuição de proventos da companhia.

- ITAÚ UNIBANCO PN cedia 0,81%, a 32,88 reais, enquanto BRADESCO PN operava estável, a 16,75 reais, tendo de pano de fundo dados de crédito compilados pelo Banco Central que, de acordo com analistas, mostraram desaceleração e menor inadimplência.

- BRASKEM PNA avançava 1,02%, a 20,71 reais, recuperando-se após um começo de ano negativo, tendo recuado 6,2% nos dois últimos pregões.

Continua após a publicidade

- SLC AGRÍCOLA ON recuava 1,35%, a 18,23 reais, tendo como pano de fundo o incêndio em um galpão de armazenamento de algodão da companhia na fazenda Panorama, na Bahia. Não houve feridos ou danos às lavouras, mas estimativas iniciais da SLC relativas aos possíveis danos causados pelo incêndio apontam aproximadamente 5 mil fardos de algodão.

- ZAMP ON, que não faz parte do Ibovespa, caía 11,55%, a 5,13 reais, após a operadora de redes de fast food como Burger King no Brasil anunciar que assembleia geral extraordinária aprovou a saída da companhia do segmento Novo Mercado da B3 sem realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA), conforme pedido do Mubadala feito em novembro.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora