EUA vão deixar de sobretaxar exportações brasileiras de tubos de aço, diz Alckmin
Por Isabel Versiani
BRASÍLIA (Reuters) - Os Estados Unidos revogaram direito antidumping aplicado desde 1992 às importações brasileiras de tubos de aço com a cobrança de uma sobretaxa de 103,4%, informou nesta sexta-feira o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin.
A medida foi tomada na quinta-feira a partir da conclusão, defendida pelo governo brasileiro, de que a extinção da medida não implicaria dano à industria norte-americana, disse o Mdic em nota.
"É uma conquista importante que vai expandir ainda mais a exportação siderúrgica de tubos de aço para os Estados Unidos", disse Alckmin na abertura do anúncio dos resultados da balança comercial do país em 2023.
O vice-presidente destacou que o Brasil foi o único país objeto de revogação da sobretaxa.
Em 2023, o Brasil exportou 22 milhões de dólares em tubos de aço, dos quais 457 mil dólares foram destinados aos EUA -- volume que o governo agora espera ver crescer.
Em janeiro do ano passado, os Estados Unidos revogaramtarifa antidumping imposta em 1993 sobre chapas grossas de aço carbono produzidas no Brasil.
Deixe seu comentário