Ações recuam com queda do entusiasmo com corte de juros pelo BCE

Por Shristi Achar A e Shashwat Chauhan

(Reuters) - As ações europeias caíram nesta terça-feira em meio à queda das expectativas, entre os investidores, de cortes antecipados nas taxas de juros, após os recentes comentários das autoridades do Banco Central Europeu (BCE).

Já os papéis da Hugo Boss cederam depois de a companhia não atingir as estimativas de lucro operacional do quarto trimestre.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,24%, a 473,06 pontos, depois de cair 0,8% durante o dia, atingindo seu nível mais baixo em mais de um mês.

Os rendimentos dos títulos públicos em todo o continente ficaram voláteis, conforme autoridades do BCE mantiveram uma nuvem de incerteza sobre o momento dos cortes nos juros, mesmo com os investidores apostando em uma reversão precoce e agressiva da política monetária. [GVD/EUR]

"Mas é claro que, com tanta flexibilização já precificada, é inevitável que haja dias como hoje, quando os investidores começam a questionar se os bancos centrais realmente farão tanto quanto os mercados já estão precificando", disse Andrea Cicione, chefe de pesquisa da GlobalData.TSLombard.

Operadores veem uma chance de quase 24% de que o primeiro corte na taxa de juros ocorra em março, abaixo dos mais de 30% da semana anterior. [O#ECBWATCH]

O setor imobiliário, que é mais sensível aos juros, caiu 1,1%, enquanto o setor de serviços públicos perdeu 1,2%.

Os bancos estenderam suas perdas para uma segunda sessão consecutiva, com queda de 1,1%.

Continua após a publicidade

As ações de mídia foram um ponto positivo, com alta de 0,4%, lideradas por um aumento de 1,6% na Publicis, depois que o Goldman Sachs elevou a classificação do grupo francês de publicidade de "neutro" para "compra".

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,48%, a 7.558,34 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,30%, a 16.571,68 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,18%, a 7.398,00 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve variação positiva de 0,03%, a 30.337,62 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,82%, a 9.994,10 pontos.

Continua após a publicidade

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,35%, a 6.415,15 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes