S&P 500 e Nasdaq sobem com salto de ações de chips e megacaps

Por Johann M Cherian e Ankika Biswas

(Reuters) - O índice de referência S&P 500 e o Nasdaq subiam nesta quinta-feira após perdas recentes, impulsionados por ações de chips e de megacaps, com os investidores buscando pistas sobre a iminência de cortes na taxa de juros dos Estados Unidos e avaliando um conjunto misto de balanços corporativos.

As ações listadas nos EUA da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) saltavam 8,2% depois que a empresa projetou um crescimento de mais de 20% na receita de 2024, devido à crescente demanda por chips de ponta usados em aplicações de inteligência artificial.

A Nvidia, a Microchip Technology, a Marvell Technology e a Advanced Micro Devices subiam entre 1,6% e 3,2%, levando a um salto de 3% no índice de semicondutores Philadelphia SE, para um pico de quase três semanas.

Megacaps como Microsoft, Amazon.com e Meta ganhavam entre 0,6% e 1,2%.

A Apple subia 2,1% depois que o BofA Global Research elevou as ações da fabricante do iPhone de "neutro" para "compra", marcando sua primeira elevação de recomendação este ano.

O índice de tecnologia da informação saltava 1,5%, atingindo um recorde de alta, enquanto o índice do setor de saúde caía 1,2%, atingindo uma baixa de mais de duas semanas.

Dados mostraram que o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, atingindo a mínima do final de 2022, o que sugere um provável crescimento sólido do emprego em janeiro.

"A história continua a ser de dados econômicos robustos e de como eles podem manter congelados os cortes na taxa de juros por algum tempo", disse Chris Larkin, diretor executivo de negociações e investimentos da E*TRADE.

Continua após a publicidade

"Até que comecemos a ver números mais fracos de forma consistente, especialmente no mercado de trabalho, o Fed provavelmente manterá sua postura de mais alto por mais tempo."

Operadores agora veem uma chance de quase 60% de um corte de 25 pontos-base na taxa de juros em março, menor do que os mais de 80% de um mês atrás, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.

Às 13:03 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,17%, a 37.201,55 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,48%, a 4.761,93 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 1,11%, a 15.021,13 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes