Índices de ações caem por cautela antes de BCE, mas mineradoras limitam perdas

Por Shashwat Chauhan e Shristi Achar A

(Reuters) - Os índices de ações europeus encerraram em baixa nesta terça-feira, com os investidores evitando fazer grandes apostas antes da reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) nesta semana, enquanto o avanço dos papéis de mineração ajudou a limitar as perdas.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,28%, a 471,53 pontos, com os setores de serviços públicos e imobiliário, que é mais sensível aos juros, entre os piores desempenhos, com quedas de 0,8% e 1,3%, respectivamente. As ações de forte peso do setor de saúde perderam 0,9%.

Pelo lado positivo, as mineradoras de metais básicos e preciosos subiram 2,0%, já que a maioria dos preços dos metais básicos avançou. Os preços do cobre foram sustentados pela esperança de que a China, maior consumidora de metais, libere mais estímulos para impulsionar sua economia. [MET/L]

As empresas de luxo expostas à China, incluindo LVMH, Kering e Richemont, subiram entre 1,1% e 1,7%.

Antes do veredito sobre a taxa de juros do BCE, os números divulgados nesta terça-feira mostraram que a confiança do consumidor da zona do euro caiu 1,0 ponto em janeiro em relação a dezembro.

"Duvidamos que o declínio seja o início de uma nova tendência e esperamos uma recuperação mais sustentada em breve, agora que a inflação das compras frequentes está diminuindo acentuadamente", disse Melanie Debono, economista sênior para a Europa da Pantheon Macroeconomics.

Embora uma pausa nos aumentos das taxas de juros esteja praticamente precificada para a próxima reunião do BCE, os operadores preveem cortes de cerca de 130 pontos-base este ano, com uma chance de quase 97% de que a primeira redução ocorra em junho. [0#ECBWATCH].

Em LONDRES, o índice Financial Times teve variação negativa de 0,03%, a 7.485,73 pontos.

Continua após a publicidade

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,34%, a 16.627,09 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,34%, a 7.388,04 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,35%, a 30.077,46 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,09%, a 9.859,20 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,06%, a 6.268,80 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes