Wall St abre em alta após dados fortes do PIB; Tesla recua

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street subiam nesta quinta-feira, após dados que mostraram um forte desempenho econômico no quarto trimestre aumentaram as esperanças de um pouso suave da economia norte-americana, enquanto o aviso da Tesla sobre uma queda acentuada no crescimento este ano levou suas ações ao menor nível em oito meses.

A economia dos Estados Unidos cresceu mais rápido do que o esperado, 3,3% no trimestre, devido aos fortes gastos dos consumidores, desafiando previsões negativas de uma recessão em 2023, depois que o Federal Reserve aumentou agressivamente a taxa básica de juros, de acordo com um relatório do Departamento de Comércio dos EUA.

"O PIB mais forte do que o esperado de certa forma aumenta a chance de um pouso suave", disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities.

"Isso apenas sela o fato de que o Fed provavelmente não reduzirá os juros nos próximos seis meses."

O Dow Jones subia 0,31%, a 37.925,12 pontos. O S&P 500 tinha alta de 0,49%, a 4.892,17 pontos, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,60%, a 15.576,55 pontos.

No entanto, a Tesla caía 9,2% e estava a caminho de perder cerca de 50 bilhões de dólares em valor após seu alerta. O setor de consumo discricionário recuava 1,1% e tinha o pior desempenho entre os setores do S&P 500.

O aviso de crescimento da Tesla pode alimentar as preocupações com as ricas avaliações das empresas de megacapitalização de forte peso -- também conhecidas como "7 Magníficas" -- que têm sido o principal impulsionador de uma recuperação em Wall Street desde o final de 2023.

(Por Johann M Cherian em Bengaluru)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes