Fundo de recuperação da UE impulsionou crescimento, investimento e emprego, diz Comissão

BRUXELAS (Reuters) - O Mecanismo de Recuperação e Resiliência (RRF, na sigla em inglês) da União Europeia já impulsionou o crescimento econômico, os empregos e os investimentos na metade do programa e amorteceu o impacto negativo na Europa da invasão da Ucrânia pela Rússia, informou a Comissão Europeia.

O RRF, chamado de Fundo de Recuperação, é um esquema de 723 bilhões de euros de empréstimos conjuntos sem precedentes da UE para fornecer subsídios e empréstimos aos 27 países da UE para ajudá-los a se recuperar após a crise econômica da pandemia da Covid-19.

Lançado em 2021, ele deve terminar em 2026. A Comissão informou na quarta-feira que já desembolsou 225 bilhões de euros do total.

"Após três anos de existência, ele continua a apoiar nossa recuperação econômica e promove mudanças positivas em toda a UE. Vimos financiamento para eficiência energética, energia renovável e projetos de digitalização como nunca antes", disse a chefe da Comissão da UE, Ursula von der Leyen, em um comunicado.

(Por Jan Strupczewski)

Deixe seu comentário

Só para assinantes