S&P eleva Nubank Brasil para "BB" em escala global e "brAAA" na local

SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de risco S&P Global Ratings anunciou o segundo upgrade em menos de um ano para a Nu Financeira S.A., principal subsidiária do Nubank.

A empresa foi elevada para "BB" na escala global e "brAAA" na escala nacional, com a S&P destacando a manutenção de "um forte crescimento de crédito, com evolução dos resultados e uma melhor posição competitiva na indústria bancária do Brasil", conforme o relatório.

"Na nossa visão, a posição de mercado do Nubank não apenas é mais forte do que a de outras instituições financeiras digitais não bancárias (NBFI) brasileiras, mas agora é mais comparável à indústria bancária", acrescentou a agência.

O presidente-executivo e cofundador do Nubank, David Vélez, disse em comunicado nesta quinta-feira que "a nova elevação da S&P Global Ratings é um reconhecimento dos agentes do mercado à solidez do Nubank".

A S&P também ressaltou o crescimento da carteira do Nubank, a fidelidade do cliente, a eficiência crescente e as margens financeiras melhores como fatores que fortalecem o posicionamento do Nubank no mercado.

"A carteira de crédito -- que consiste em 80% em cartões de crédito e 20% em empréstimos pessoais -- cresceu 49% anualmente em uma base neutra em relação às taxas de câmbio em dezembro de 2023. Isso se deve em parte devido à sua base de 78 milhões de clientes ativos, que cresceu 27% ano a ano na mesma data", disse a S&P.

A instituição financeira reportou lucro líquido de 360,9 milhões de dólares no quarto trimestre do ano passado, multiplicando seu lucro em mais de seis vezes na comparação com o mesmo período em 2022.

(Reportagem de Patricia Vilas Boas)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.