Hedge funds gigantes têm ganhos em abril, apesar da volatilidade

Por Nell Mackenzie e Summer Zhen

LONDRES/HONG KONG (Reuters) - Grandes hedge funds globais prolongaram em abril o forte desempenho do primeiro trimestre, a despeito de o mês ter sido turbulento para os mercados de ações em todo o mundo em meio a mudanças nas expectativas de política monetária.

O Citadel, de Ken Griffin, viu seu Fundo Wellington subir 2% em abril, elevando seus retornos este ano para 7,8%. Suas outras estratégias, incluindo uma estratégia global de ações, também registraram ganhos em abril e no quadrimestre, disse uma fonte familiarizada com o assunto.

A Millennium Management, do rival Izzy Englander, subiu 1,1% em abril e 4,8% até agora neste ano, de acordo com uma nota do HSBC Alternative Investment Group. Um fundo flagship da gigante Schonfeld Strategic Advisors encerrou abril com ganho de 0,5%, subindo 6,8% no acumulado do ano.

Esses fundos tiveram um desempenho melhor que a média. O Índice Composto Ponderado de Fundos HFRI, que acompanha uma série de estratégias de hedge funds em todo o mundo, registrou um declínio de 0,6% em abril.

Os hedge funds de ações monitorados pelo fornecedor de dados HFR caíram, em média, 1,6% no mês passado, indicando que os grandes hedge funds foram mais capazes de navegar o período mais negativo no mercado.

O S&P 500, uma das referências do mercado acionário norte-americano, caiu 4% em abril, liderando as perdas no mês, com investidores reduzindo o risco devido a preocupações de que as taxas de juro devem permanecer elevadas durante mais tempo e as tensões no Oriente Médio vão escalar.

Ainda assim, a volatilidade do mercado criou oportunidades para hedge funds  que assumem posições tanto de alta como de baixa. 

O fundo global de negociação de títulos em dificuldades e descontados, Shiprock Capital Management, obteve um retorno de 4,7% em abril, elevando o total até agora este ano para 18%.

Continua após a publicidade

Alguns investidores capitalizaram a recuperação de megacaps nos EUA como a Nvidia e Amazon.

A Cinctive, com sede em Nova York, subiu cerca de 2% em abril e cerca de 9% no acumulado do ano, com o desempenho impulsionado principalmente por ações, incluindo tecnologia e finanças, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.

Além disso, uma recuperação nas matérias-primas, desde o ouro e o petróleo até o cobre, também ajudou o desempenho dos hedge funds, afirmaram participantes no mercado.

No entanto, nem todos os hedge funds tiveram um bom mês. Os principais fundos do Exodus Point, com sede em Nova York, e do Marshall Wace, com sede em Londres, caíram 0,2% e 0,5%, respectivamente, em abril, mas subiram 1,9% e 7,4%, respectivamente, no ano até agora, de acordo com uma carta de investidores e uma fonte.

(Reportagem de Summer Zhen e Nell Mackenziem, com reportagem adicional de Carolina Mandl)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.