BC da China afirma que venderá títulos do governo quando necessário
Por Kevin Yao
PEQUIM (Reuters) - O banco central da China disse nesta quinta-feira que venderá dívidas de baixo risco, incluindo títulos do governo, quando necessário, enquanto presta atenção às mudanças atuais no mercado de títulos e aos riscos potenciais.
O Banco do Povo da China fez a declaração depois que a Reuters solicitou comentários sobre a escassez de ativos de baixo risco no setor financeiro da China, que está obstruindo os planos do banco de retornar ao mercado de títulos após um hiato de 17 anos.
"Atualmente, há uma grande demanda por ativos livres de risco no mercado de títulos, e os depósitos bancários são desviados para o mercado de títulos devido à expectativa de aumento dos preços dos títulos, expandindo ainda mais a demanda por ativos seguros", disse o banco central.
"O Banco do Povo da China está prestando muita atenção às mudanças atuais do mercado e aos riscos potenciais, e realizará operações de venda de títulos de baixo risco, incluindo títulos do governo, quando necessário."
O rendimento dos títulos públicos de 30 anos da China subiu cerca de 2 pontos-base, para 2,54%, após a declaração do banco central.
O comentário do banco central sinalizou sua preocupação com a recente queda nos rendimentos dos títulos, apesar do início da emissão de 1 trilhão de iuanes (138,11 bilhões de dólares) em títulos públicos ultralongos neste mês, disseram analistas e operadores.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.