Acidente em terminal da Transpetro deixa dois trabalhadores mortos

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Dois prestadores de serviço da Transpetro morreram nesta quarta-feira em um acidente no terminal de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, informou a empresa, após uma plataforma de acesso desmoronar.

A Transpetro informou que uma pessoa ficou ferida e que seu estado de saúde é estável, embora a Federação Única dos Petroleiros (FUP) tenha dito que o acidente deixou três feridos. A FUP afirmou ainda que o acidente envolveu a queda de uma passarela na estação de tratamento de efluentes.

A Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras, informou que as vítimas fatais eram trabalhadores da empresa Olicampo, contratada para prestar serviços de manutenção na estação de tratamento de efluentes do terminal de Angra dos Reis.

A categoria dos petroleiros, junto a Federação Nacional dos Petroleiros, decidiu suspender as negociações sobre Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e convocar manifestações em defesa da vida em todo o sistema Petrobras.

De acordo com a FUP, o objetivo é pressionar a empresa a implementar uma equipe de trabalho emergencial para saúde, meio ambiente e segurança, medida que havia sido acordada com entidades sindicais em 15 de outubro.

"Na ocasião, a FUP e a FNP decidiram suspender a negociação da PLR após outros três trabalhadores terem perdido a vida em um intervalo de apenas 72 horas, em situações trágicas, como a que causou o acidente de hoje e que está diretamente relacionadas à precarização das condições de saúde e segurança", afirmou.

A Transpetro disse que irá instaurar uma comissão para apurar as causas do acidente e que já comunicou o ocorrido às autoridades competentes.