Produto de limpeza pode ter contaminado Toddynho no RS
SÃO PAULO - A venda do achocolatado Toddynho, fabricado pela PepsiCo, está suspensa no Rio Grande do Sul por ordem da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde. Desde ontem, o órgão tem recebido denúncias de crianças que tomaram o produto e sentiram irritação na boca e na garganta.
Após intoxicação, Toddynho retira produtos do mercado
De acordo com a Secretaria, o pH do achocolatado, que deveria estar em torno de 7, em uma escala de 1 a 14, estava em 13,3. O pH mede a acidez e da alcalinidade de um produto. Os técnicos da Vigilância Sanitária suspeitam que a elevação da alcalinidade se deu por conta de resquícios de produtos de limpeza nos equipamentos da fábrica. O resultado da análise, no entanto, não tem data para ser apresentado. Até lá, as vendas do Toddynho permanecem suspensas. Os estabelecimentos que descumprirem a determinação podem ser multados.
A PepsiCo divulgou nota informando que já "tomou as ações cabíveis para retirar as unidades de circulação" e que os consumidores podem obter informações por meio do telefone 0800-703-2222. A empresa afirmou que se trata de um lote restrito (80 unidades), de numeração de L4 32 05:30 a 06:30, com validade de 19/02/2012. Mas a Secretaria informou que o problema foi verificado em diferentes lotes do produto, daí a proibição da venda em todo o Estado.
(Daniele Madureira |Valor)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.