Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Não há risco de descontrole da inflação, afirma Tombini

19/02/2013 12h02

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta terça-feira (19) que a estratégia da autoridade monetária já comunicada "permanece válida neste momento". A declaração de Tombini veio logo após ele descartar risco de descontrole da inflação no país.

"O Banco Central tem comunicado sua estratégia, que permanece válida neste momento. Por outro lado, isso evidentemente não significa que os ciclos monetários foram abolidos, conforme eu tenho repetidamente mencionado em informes nacionais e estrangeiros", discursou durante evento na sede em Brasília.

Nas últimas atas de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), a diretoria do BC afirmou que a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta é a "estabilidade das condições monetárias por um período suficientemente prolongado".

Tombini ressaltou que há um "novo patamar para as taxas de juros em geral e, em particular, para a taxa de política monetária, a taxa Selic". Ele, no entanto, ponderou que, a depender do comportamento dos preços dos produtos, a estratégia pode ser "ajustada".

"Quando necessário, se ensejado pelo cenário prospectivo para a inflação, a postura do banco central em relação à política monetária será adequadamente ajustada. De toda forma, nesse novo ambiente macroeconômico, há pouco descrito, a taxa Selic oscilará em patamares mais baixos do que no passado", afirmou.

Tombini participou do lançamento do programa "Otimiza BC", cujo objetivo é reduzir custos às instituições financeiras simplificando a forma como a autoridade supervisora cobra, recebe e gerencia informações prestadas sistemática e obrigatoriamente.

(Thiago Resende, Mônica Izaguirre, Murilo Rodrigues Alves e Alex Ribeiro | Valor)