Iata: Gastos com transporte aéreo devem crescer 5% em 2014
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) prevê que os gastos globais com transporte aéreo cheguem a US$ 746 bilhões durante 2014, ou aproximadamente 1% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. A cifra representaria expansão de 5% ante o ano passado.
Projeções divulgadas durante assembleia anual da entidade, realizada no Qatar, mostram que a expectativa é de alta de 5,9% na demanda por voos, medida pelo índice que relaciona receita de passageiros por quilômetro viajado (RPK). A estimativa de oferta, calculada pelos assentos disponíveis por quilômetro (ASK), é de alta em 5,5%. A taxa de ocupação subiria 0,7 ponto percentual, para 80,4%.
Desempenho por região
Segundo a associação, a América do Norte terá o melhor desempenho financeiro durante o ano. É esperado lucro de US$ 9,2 bilhões para o setor na região, aumento de 31,4%. O resultado mais baixo viria da África ? região que teve a pior performance nos últimos dois anos, segundo a Iata ?, com lucro de US$ 100 milhões, contra prejuízo de US$ 100 milhões em 2013.
Para a América Latina, a Iata acredita que o lucro acumulado será de US$ 1,1 bilhão, contra US$ 200 milhões observados no ano passado. Na região, é aguardado incremento de 6% na demanda e alta superior da oferta, de 6,5%. Com isso, a taxa de ocupação deve piorar em 0,2 ponto, ficando em 61%.
"O ambiente para as latino-americanas é divergente, sendo que as rotas domésticas vão pesar sobre o desempenho no ano", comentou a associação. "Mesmo assim, uma parcela de consolidação no mercado e viagens de longa duração devem sustentar o crescimento no lucro da região".
Na Europa, o lucro é projetado em US$ 2,8 bilhões, ante US$ 500 milhões no ano passado; na Ásia e no Pacífico, a expansão seria de 60%, para US$ 3,2 bilhões; e no Oriente Médio, é previsto resultado de US$ 1,6 bilhão, também aumento de 60%.
Ainda de acordo com a entidade, as empresas aéreas se tornaram mais eficientes nos últimos tempos, mas mesmos assim vão enfrentar maiores gastos com combustível de aviação neste ano. Para 2014, a Iata projeta alta de 1% nessas despesas, para US$ 212 bilhões. Esse é o maior custo do setor no mundo.
Mais cedo, Tony Tyler, diretor-geral da associação, disse em seu discurso na assembleia que o lucro das empresas aéreas é estimado em US$ 18 bilhões neste ano. Esse valor representa corte de 3,8% na comparação com os US$ 18,7 bilhões esperados para 2014, conforme divulgado em março. Na época, a Iata já havia reduzido sua previsão anterior de US$ 19,7 bilhões.
Projeções divulgadas durante assembleia anual da entidade, realizada no Qatar, mostram que a expectativa é de alta de 5,9% na demanda por voos, medida pelo índice que relaciona receita de passageiros por quilômetro viajado (RPK). A estimativa de oferta, calculada pelos assentos disponíveis por quilômetro (ASK), é de alta em 5,5%. A taxa de ocupação subiria 0,7 ponto percentual, para 80,4%.
Desempenho por região
Segundo a associação, a América do Norte terá o melhor desempenho financeiro durante o ano. É esperado lucro de US$ 9,2 bilhões para o setor na região, aumento de 31,4%. O resultado mais baixo viria da África ? região que teve a pior performance nos últimos dois anos, segundo a Iata ?, com lucro de US$ 100 milhões, contra prejuízo de US$ 100 milhões em 2013.
Para a América Latina, a Iata acredita que o lucro acumulado será de US$ 1,1 bilhão, contra US$ 200 milhões observados no ano passado. Na região, é aguardado incremento de 6% na demanda e alta superior da oferta, de 6,5%. Com isso, a taxa de ocupação deve piorar em 0,2 ponto, ficando em 61%.
"O ambiente para as latino-americanas é divergente, sendo que as rotas domésticas vão pesar sobre o desempenho no ano", comentou a associação. "Mesmo assim, uma parcela de consolidação no mercado e viagens de longa duração devem sustentar o crescimento no lucro da região".
Na Europa, o lucro é projetado em US$ 2,8 bilhões, ante US$ 500 milhões no ano passado; na Ásia e no Pacífico, a expansão seria de 60%, para US$ 3,2 bilhões; e no Oriente Médio, é previsto resultado de US$ 1,6 bilhão, também aumento de 60%.
Ainda de acordo com a entidade, as empresas aéreas se tornaram mais eficientes nos últimos tempos, mas mesmos assim vão enfrentar maiores gastos com combustível de aviação neste ano. Para 2014, a Iata projeta alta de 1% nessas despesas, para US$ 212 bilhões. Esse é o maior custo do setor no mundo.
Mais cedo, Tony Tyler, diretor-geral da associação, disse em seu discurso na assembleia que o lucro das empresas aéreas é estimado em US$ 18 bilhões neste ano. Esse valor representa corte de 3,8% na comparação com os US$ 18,7 bilhões esperados para 2014, conforme divulgado em março. Na época, a Iata já havia reduzido sua previsão anterior de US$ 19,7 bilhões.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.