IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Na convenção do PSD, Dilma alfineta PTB ao falar de lealdade

25/06/2014 14h25

A presidente Dilma Rousseff aproveitou sua participação na convenção nacional do PSD nesta quarta-feira para alfinetar um aliado que recuou da promessa de apoio à petista, o PTB.

Dilma destacou que o presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, "honra a palavra empenhada e cumpre compromissos na política". Ela ressaltou que "isso é algo absolutamente inegociável na atividade política" e vale tanto para a vida profissional quanto pessoal.

Dilma dedicou vários minutos de seu pronunciamento na convenção para ressaltar o valor do compromisso na vida política. "A lealdade é a base da política feita com grandeza, é confiança mútua, respeito próprio". E enfatizou: "engana-se quem diz que são incompatíveis a lealdade e a política". A presidente ressaltou que "tem uma certa esperteza que tem vida curta".

No último sábado, o PTB anunciou recuo ao apoio à petista e declarou que vai apoiar a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência, principal adversário do PT. Algumas semanas atrás, o PTB havia realizado um ato político para declarar apoio à candidatura de Dilma.

A presidente afirmou ainda que a campanha vai exigir muito de cada um e destacou a "serenidade". "Não aceitamos provocações que buscam rebaixar e acirrar o antagonismo", e podem levar o debate ao "nível rasteiro" de mentiras e desinformações. Ela destacou, entretanto, que "uma candidatura que tem muito a mostrar", ideias para discutir, "não precisa fazer campanha negativa".

Dilma concluiu afirmando que a "campanha negativa" será de quem não tem projeto para o país e não tem nada para mostrar.