IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chega ao Rio navio-plataforma da Petrobras feito na China para uso no pré-sal

Agência Petrobras
Imagem: Agência Petrobras

20/12/2015 20h35Atualizada em 21/12/2015 16h25

A Petrobras informou que o FPSO (plataforma flutuante) Cidade de Saquarema atracou neste domingo ao estaleiro Brasa, em Niterói (RJ). Prevista para operar no primeiro semestre de 2016, na área de Lula Central, no pré-sal da bacia de Santos, a unidade passará agora por obras de integração de módulos da planta de processamento e operações de içamento no Brasa.

Convertida a partir de um navio petroleiro do tipo VLCC (Very Large Crude Carrier) no estaleiro CXG, na China, a plataforma Cidade de Saquarema tem capacidade para processar até 150 mil barris por dia de petróleo, comprimir diariamente 6 milhões de metros cúbicos de gás natural e armazenar até 1,6 milhão de barris de petróleo.

O navio-plataforma será ancorado em profundidade de água de 2.200 metros. A área de Lula Central, no bloco BM-S-11, é operada pela Petrobras (65%), em parceria com a BG (25%) e a Petrogal (10%).

A plataforma Cidade de Saquarema será afretada à Petrobras pela holandesa SBM Offshore, empresa que foi alvo nesta semana da Operação Sangue Negro. O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro denunciou, ao todo, quatro executivos da atual diretoria da companhia holandesa, mais dois executivos aposentados, por crimes envolvendo o pagamento de propinas para obtenção de vantagens ilícitas em contratos com a Petrobras entre 1997 e 2012.

O MPF/RJ chegou a solicitar à Interpol a prisão preventiva do vice-presidente da SBM para as Américas, Robert Zubiate, por corrupção ativa e associação criminosa, e denunciou outros três diretores da SBM, incluindo o presidente Bruno Chabas, por favorecimento pessoal.