China traz pressão e Ibovespa cai
Números ruins na China fazem o Ibovespa ter um primeiro pregão de 2016 de queda. O índice recuava 1,77% às 11h09, para 42.582 pontos.
Ações de mineração e siderurgia são destaques de queda. Usiminas PNA recua 5,16%, seguida por Gerdau Metalúrgica PN (-3,6%), Vale PNA (-2,92%) e Vale ON (-2,3%).
O PMI industrial da China medido pelo Caixin ficou em 48,2 em dezembro, uma queda em relação aos 48,6 observados em novembro. Já o índice calculado pelo governo chinês teve leve alta, de 49,6 para 49,7, ainda abaixo da linha dos 50.
Esses números derrubam as bolsas da Europa, que caem ainda mais que o Ibovespa. A bolsa de Paris recuava 2,75% e a de Frankfurt perdia 4,25%. Segundo o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno, em dólares, o Ibovespa tem queda similar à da Alemanha (-4%), já que o dólar sobe 2,06% hoje. Segundo ele, o mercado questiona se as medidas tomadas pela China recentemente terão o efeito esperado e conteriam a desaceleração do crescimento do gigante asiático.
Além da questão chinesa, Arábia Saudita e Irã romperam relações diplomáticas após a execução por Riade do líder xiita Sheik Nimr no sábado. Os preços do petróleo no mercado internacional sobem hoje, em reação a esse conflito. O barril nos EUA ganha 1,12% e na Inglaterra sobe 1,88%. Esse fator, lembra Rostagno, faz com que as ações da Petrobras tenham as perdas mais leves entre as blue chips. Petrobras PN cai 0,60% e a ON acaba de virar, com alta de 0,23%. Mas, para o especialista, o efeito geral é mais negativo, pois gera uma instabilidade que pode retardar ainda mais a recuperação da economia mundial.
Fora do Ibovespa, as ações da Logística Intermodal (Log-In) operam mais uma vez em forte alta, dessa vez de 32,23%, cotadas a R$ 1,60.
O papel repete uma forte valorização que começou na semana passada, após notícia do Valor afirmar que a empresa recebeu uma proposta firme de um investidor interessado em comprar o controle acionário. A operação ainda não foi fechada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.