Varejo recua 7,8% em novembro ante 2014, maior baixa em 12 anos
(Atualizada às 9h48) O volume de vendas no varejo cresceu 1,5% entre outubro e novembro de 2015, já descontados os efeitos sazonais, mostra pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o melhor resultado desde o penúltimo mês de 2014. Na comparação com novembro de 2014, contudo, houve recuo de 7,8%, o maior desde março de 2003, quando houve queda de 11,4%. Para meses de novembro, é o pior resultado desde o início da série, em 2001.
"Na passagem de outubro para novembro de 2015, série ajustada sazonalmente, o acréscimo de 1,5% do volume de vendas da atividade varejista teve predomínio de resultados positivos, alcançando cinco das oito atividades que compõem o varejo. Os principais destaques vieram de móveis e eletrodomésticos (6,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,1%). Os desempenhos destes segmentos em novembro indicam um movimento de antecipações de compra para o Natal, fato já observado em anos anteriores", destacou o organismo em nota.
O resultado registrado no mês de novembro surpreendeu. A média estimada pelo Valor Data, apurada junto a 17 economistas e instituições financeiras, era de queda de 0,9%. O intervalo das projeções foi de alta de 0,2% à contração de 2%. Em outubro, as vendas varejistas tiveram crescimento de 0,5% na comparação com o mês anterior (dado revisado).
O IBGE mostrou ainda que o comércio varejista acumulou baixa de 4% até novembro de 2015. Em 12 meses, as vendas cederam 3,5%.
Quanto à receita nominal do varejo, houve alta de 2,3% na passagem de outubro para novembro de 2015 e elevação de 1,4% perante o penúltimo mês de 2014. De janeiro a novembro de 2015, a receita nominal aumentou 3,3% e, em 12 meses, cresceu 3,6%.
Incluindo as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas do varejo aumentou 0,5% em novembro, ante outubro, quando houve queda de 0,1%. O resultado mais recente foi o melhor desde o penúltimo mês de 2014.
Considerando o comparativo com novembro de 2014, o volume de vendas do varejo ampliado caiu 13,2%, a queda mais acentuada da série histórica, iniciada em 2005. No acumulado até novembro de 2015, houve queda de 8,4%, e, em 12 meses, recuo de 7,8%.
Já a receita nominal do varejo ampliado avançou 1,1% no mês em novembro, mas dimiuiu 5,4% em relação ao penúltimo mês de 2014. Em 2015, acumulou queda de 1,8%, e recuou 1,3% em 12 meses.
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