IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale confirma ação sobre bloqueio de licenças de minério

01/02/2016 14h21


A Vale tomou conhecimento da sua citação na ação civil pública ajuizada pela União e pelos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo contra a mineradora, a Samarco e a BHP Billiton, que pede o bloqueio de licenças para exploração de lavra de minério.

Em trâmite na 12ª Vara Federal de Belo Horizonte (MG), a causa tem valor de R$ 20,2 bilhões e também pede que as três empresas sejam responsabilizadas pelos prejuízos decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana (MG), em novembro do ano passado.

No comunicado divulgado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de sexta-feira, a companhia informa ainda que, apesar do pedido da indisponibilidade das licenças das três rés, não há limitação das atividades de produção e comercialização.

"A Vale adotará todas as medidas para assegurar seu direito de defesa e manterá o mercado informado caso haja qualquer nova informação relacionada a tal ação que afete de forma material o seu desempenho", disse a mineradora, no documento.

Na última manifestação a respeito do assunto, em 22 de dezembro, a Vale havia dito que não foi citada, nem intimada, quando à indisponibilidade das suas licenças para exploração de lavra de minério.

A decisão liminar foi publicada pelo Juízo da 12ª Vara no dia 18 de dezembro.