IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Defesa de Palocci quer anular delações que citam ex-ministro

03/02/2016 21h41


A defesa do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci tenta junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) anular as delações premiadas que o envolvem na Operação Lava-Jato. O lobista Fernando Soares, o Baiano, e o doleiro Alberto Youssef citaram Palocci em seus depoimentos. Anteontem, Palocci entrou com recurso para tentar invalidar as delações.

Palocci argumenta que os delatores mentiram em depoimento, sendo que a delação premiada precisa ter a "inequívoca obrigação legal de o delator reportar a estrita veracidade dos fatos".

"Conforme estrepitosamente divulgado pela mídia, inicialmente veiculou-se a afirmação de Paulo Roberto Costa, então diretor de Abastecimento da Petrobras, no sentido de que teria recebido, no ano de 2010, solicitação para que fossem liberados R$ 2 milhões 'da quota de propina do PP' que se destinariam à campanha presidencial. O pleito lhe teria sido endereçado diretamente pelo doleiro Alberto Youssef, supostamente indicado para operacionalizar a transferência", diz o documento.

"Deu-se, porém, que - e como exaustivamente noticiado -, o doleiro Alberto Youssef foi categórico em negar a existência desse seu pedido, respondendo de forma taxativa, a todos que quisessem ouvir: 'Não conheço Antônio Palocci e ele nunca me fez nenhum pedido para que eu angariasse dinheiro para a campanha de Dilma em 2010'".