IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar tem leve queda com atenções voltadas ao cenário político

26/02/2016 11h31

O dólar tem leve baixa contra o real nesta sexta-feira, caminhando para terminar a semana em queda de mais de 2%. Às 11h27, o dólar comercial recuava 0,16%, a R$ 3,9422. O dólar para março cedia 0,48%, a R$ 3,9410.

O mercado se divide entre dados mais fortes da economia americana e a continuidade do noticiário político no Brasil, com novas investigações da Lava-Jato e o fôlego renovado das discussões em torno do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Operações típicas de fim de mês, visando a última Ptax de fevereiro, também influenciam os negócios.

O debate sobre o impeachment tem sido intensificado pelas relações estremecidas da presidente com seu vice, Michel Temer (PMDB-SP). Ontem, em programa na TV, o PMDB se colocou como um caminho para tirar o país da crise, sob a liderança de Temer.

Mas as relações de Dilma com o PT também estão em xeque. Segundo reportagem do Valor, a presidente foi aconselhada a não comparecer à festa de aniversário do PT, programada para amanhã à noite no Rio de Janeiro.

Os mercados reagem positivamente sempre que as discussões sobre o impeachment da presidente ganham força. Para investidores, o modelo de política econômica do governo é o responsável pela inflação alta, pela recessão e pela crise fiscal, motivos que levaram o Brasil a perder o grau de investimento pelas três principais agências globais de risco.