IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juros futuros caem após Fed e rumores sobre retorno de Meirelles

16/03/2016 17h00

As taxas dos contratos futuros de juros recuaram na BM&F diante do aumento do apetite por ativos de risco no cenário externo, após o comunicado do Federal Reserve, e da redução do temor de uma guinada da política econômica à esquerda, com rumores sobre a possibilidade do ex-presidente do Banco central, Henrique Meirelles, compor a equipe do governo.

O DI para janeiro de 2017 caiu de 13,87% para 13,84%, enquanto o DI para janeiro de 2021 recuou de 14,6% para 14,58%.

Pela manhã as taxas de juros chegaram a subir diante de rumores de que o presidente do BC, Alexandre Tombini, poderia deixar o cargo. Isso acentuou a preocupação com uma guinada esquerda da política econômica com a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio da Silva como ministro da Casa Civil. A presidente Dilma, contudo, rechaçou as especulações sobre uma possível saída de Tombini e do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, da equipe econômica.

Os rumores de que Lula poderia convidar Henrique Meirelles para integrar a equipe também ajudaram a reduzir a preocupação com a adoção de medidas populistas, que pudessem implicar em riscos para quadro fiscal e a inflação.

Para o estrategista da Nomura Securities, João Pedro Ribeiro, a nomeação do ex-presidente como ministro da Casa Civil pode levar o governo a ganhar tempo no processo de impeachment. "A grande questão é se o Lula vai fazer uma guinada à esquerda como teme o mercado. Acho que, nesse sentido, o rumor sobre o convite de Henrique Meirelles (ex-presidente do BC) para compor a equipe econômica ajuda a tranquilizar o mercado, mas tendo a achar que a possibilidade de ele ser tornar o novo presidente do BC é baixa", diz.

O estrategista da Nomura afirma que o mercado continua trabalhando com o impeachment como sendo o cenário base, mas há dúvidas sobre o prazo em que isso deve acontecer e receio de uma guinada da política econômica à esquerda até lá.

No cenário externo, a sinalização de um ritmo mais gradual de um aumento da taxa de juros nos Estados Unidos dada pelo comunicado do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Fed, ajudou a reduziu a aversão a risco e abriu espaço para uma queda das taxas de juros de longo prazo.

O Fomc manteve a taxa básica de juros estável entre 0,25% e 0,50% e reduziu a perspectiva para aumento adicionais de juros neste ano, cortando de quatro para duas altas.