IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa fecha em alta em meio a onda de boas notícias no mundo

12/07/2016 17h36

Uma onda de boas notícias contaminou de maneira positiva as bolsas de valores mundiais. A perspectiva de que o banco central do Japão poderia aumentar os estímulos fiscais e monetários animou os investidores. A alta no preço internacional das commodities também teve efeito positivo sobre os investimentos em renda variável. Segundo analistas, o aumento de liquidez global favorece os países emergentes.

O Ibovespa chegou a atingir a máxima de 54.756 pontos durante o dia, o maior patamar desde 28 de abril, mas fechou em alta de 0,55% aos 54.256 pontos. De acordo com analistas gráficos, se o Ibovespa conseguir romper a resistência dos 55.500 pontos pode ingressar em um movimento de alta, o que não ocorria desde 2010. De acordo com Raphael Figueredo, analista da Clear Corretora, será uma reversão da primária de baixa, o que é um indicador muito importante.

A análise gráfica compreende três tendências. A primária é a mais importante porque é a avaliação de um período mais longo, a partir de um ano. "Essa tendência capta toda a expectativa dos investidores em relação à evolução da economia e ao cenário macroeconômico", disse. A aposta na melhora do crescimento econômico e na condução da política econômica são fatores que melhoraram a percepção do investidor em relação ao mercado de ações.

A tendência secundária avalia períodos entre quatro semanas e seis meses. A tendência terciária é a mais curta, analisando movimentos diários. "Esse movimento de alta da bolsa mostra uma trégua do mercado com as notícias ruins recentes, como Lava-Jato e o processo de impeachment", disse.

Para Figueredo, é um bom momento para comprar ações, considerando que a tendência para a bolsa é de alta. "A bolsa está em um ponto técnico que determinada uma virado de ciclo", disse.

A alta no preço do barril do petróleo e a valorização do minério de ferro também ajudavam na alta da bolsa de valores. O contrato de petróleo do tipo Brent para setembro subiu 4,8% e o WTI para agosto tinha alta de 4,06%. O preço do minério de ferro disparou 6,65% em Qingdao, na China, para US% 59,38 a tonelada.

Aqui, o reflexo foi imediato para o preço das ações ligados ao setor de commodities. As ações da Gerdau Metalúrgica PN subiram 7,10%, a maior valorização do dia, seguida por Gerdau PN, com alta de 5,90%, Vale ON, teve ganho de 4,92%, CSN ON subiu 4,70%, Vale PNA com alta de 3,48% e Bradespar PN, com valorização de 3,28%.

Na ponta oposta, as maiores quedas ficavam com os papéis da Cesp PNB, com baixa de 2,97%, Multiplan ON, com queda de 2,21% e Santander Unit com baixa de 2,61%. O giro financeiro do Ibovespa ficou em R$ 5,7 bilhões.