IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer dá prioridade no MCMV para famílias com filhos com microcefalia

14/07/2016 12h51

Famílias com filhos portadores de microcefalia entrarão na lista de prioridades do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do Ministério das Cidades, anunciou o presidente interino Michel Temer. O anúncio, com forte apelo social - principalmente no Nordeste, que concentra a maioria das notificações de microcefalia - ocorre a dois meses e meio das eleições municipais.

Em solenidade no Palácio do Planalto, Temer disse valorizar os programas sociais e também que vai avançar nos "pormenores" de cada um. Ele ressaltou que a grande maioria das mães que têm filhos com microcefalia são beneficiárias do Bolsa Família. "É um detalhe importantíssimo, privilegiar essas mães com filhos portadores de microcefalia", ressaltou.

O interino observou que a ideia surgiu da reunião dos ministros que fazem parte do "núcleo social", que reúne os ministérios das Cidades, da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social. "Esse formato dos núcleos facilita a troca de ideias", observou.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, explicou que existem 200 mil unidades do MCMV que ainda não foram entregues e estão reservadas para os beneficiários que constam da lista de prioridades. Agora, as famílias com filhos com microcefalia fazem parte dessa relação, ou seja, estão dispensadas do sorteio.

Segundo Araújo, a maior concentração de casos ocorre no Nordeste. Ele ressaltou que, nesse momento, existem 8.451 casos notificados.

Também participaram da solenidade os ministros da Saúde, Ricardo Barros, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.