IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hidrelétrica de Jirau coloca mais duas turbinas em operação

03/08/2016 20h01

A usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, colocou mais duas turbinas em operação no início desta semana. Com isso, o megaprojeto amazônico tem 45 de suas 50 máquinas em funcionamento. A capacidade instalada, que já chega a 3.375 megawatts, alcançará 3.750 MW até o fim do ano, quando o restante das unidades geradoras for inaugurado.

"Daqui em diante, devemos sincronizar pelo menos uma máquina por mês até dezembro", diz Victor Paranhos, presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária responsável pela construção e operação do projeto. Segundo ele, a usina está adiantada em relação ao cronograma contratual. "O esforço está sendo feito para garantir a manutenção desse cronograma."

Apesar dos avanços e de uma vitória nos tribunais, Jirau ainda não se livrou completamente de pagar uma conta bilionária pelo atraso na entrada em operação de suas primeiras turbinas. A concessionária alega que problemas como greves foram alheios à sua vontade e, por isso, pede uma "excludente de responsabilidade" para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Até agora, o órgão regulador não tem acatado os argumentos e a ESBR só não se complicou financeiramente graças às decisões judiciais favoráveis ao seu pedido.