Hidrelétrica de Jirau coloca mais duas turbinas em operação
A usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, colocou mais duas turbinas em operação no início desta semana. Com isso, o megaprojeto amazônico tem 45 de suas 50 máquinas em funcionamento. A capacidade instalada, que já chega a 3.375 megawatts, alcançará 3.750 MW até o fim do ano, quando o restante das unidades geradoras for inaugurado.
"Daqui em diante, devemos sincronizar pelo menos uma máquina por mês até dezembro", diz Victor Paranhos, presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária responsável pela construção e operação do projeto. Segundo ele, a usina está adiantada em relação ao cronograma contratual. "O esforço está sendo feito para garantir a manutenção desse cronograma."
Apesar dos avanços e de uma vitória nos tribunais, Jirau ainda não se livrou completamente de pagar uma conta bilionária pelo atraso na entrada em operação de suas primeiras turbinas. A concessionária alega que problemas como greves foram alheios à sua vontade e, por isso, pede uma "excludente de responsabilidade" para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Até agora, o órgão regulador não tem acatado os argumentos e a ESBR só não se complicou financeiramente graças às decisões judiciais favoráveis ao seu pedido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.