IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ONS prevê chuvas 11% acima da média histórica para setembro no SE e CO

25/08/2016 19h06

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê um volume de chuvas em setembro 11% acima da média histórica para o período no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentra 70% da capacidade de armazenamento de água para geração de energia do país. O órgão também estima um volume de chuvas 24% superior ao histórico para setembro no Sul, segundo dados divulgados nesta quinta-feira.

Segundo Marcelo Parodi, sócio-diretor da comercializadora Compass Energia, o volume de chuvas para o início de setembro está acima do que era esperado anteriormente. Com isso, a expectativa é que a bandeira tarifária fique na cor verde para o mês. A cor da bandeira será divulgada amanhã pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por outro lado, o ONS continua prevendo fraco volume de chuvas no Norte e Nordeste. Para o Norte, o operador espera um volume de chuvas de 46% da média histórica para setembro. E, com relação ao Nordeste, o órgão trabalha com um volume de chuvas de apenas 39% do histórico para o mês na região.

Em reunião realizada hoje com agentes do setor, técnicos do ONS destacaram que desde abril os volumes de chuva mensais no Nordeste são os piores da série histórica.