IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministério da Justiça anuncia troca no comando da Funai

20/09/2016 20h45

O Ministério da Justiça anunciou em portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira a troca no comando da Fundação Nacional do Índio (Funai). Agostinho do Nascimento Netto assume o comando do órgão indigenista ligado ao Ministério da Justiça em substituição a Artur Nobre Mendes. Agostinho atuava até agora como assessor especial de Participação Social no ministério.

A mudança ocorre dias após o órgão divulgar carta aberta com críticas à organização da Paralimpíada do Rio de Janeiro. Na última sexta-feira, a Funai disse lamentar que a organização o evento promovesse o que classificou como ofensa e desrespeito aos povos indígenas, ao se referir a "infanticídio ou homicídio, abuso sexual, estupro individual ou coletivo, escravidão, tortura, abandono de vulneráveis e violência doméstica" como "práticas tradicionais" indígenas, em apresentação sobre o revezamento da tocha paralímpica.

O Ministério da Justiça informou que a nomeação se trata de uma ação administrativa já prevista inserida em um processo de "dinamização das ações administrativas da Funai". Procurador da Fazenda Nacional, Agostinho vinha atuando, no cargo de assessor especial do ministério, em debates relacionados à causa indígena. Na última semana esteve no Mato Grosso do Sul com representantes do governo local para tratar de conflitos na região.

Procurado, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 não respondeu ao contato da reportagem até a publicação desta nota.