IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

"É provável" que proposta sobre Previdência mude, diz Temer

17/03/2017 12h29

O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (17) que é "provável" que a proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso no fim do ano passado sofra modificações durante a tramitação nos próximos meses. "Haverá modificações? Isso é natural, o Congresso é soberano", disse hoje, em evento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com empresários em São Paulo.


Ele reconheceu que pode ser preciso fazer algumas "adequações" no texto, por exemplo, "sobre os mais carentes", mas defendeu que a "proposta ideal, fundamental", é aquela que o executivo mandou. "Se houver necessidade de conversações, nós o faremos, mas não podemos quebrar a espinha dorsal da [reforma da] Previdência".


Temer comentou sobre o déficit bilionário do INSS e usou a situação fiscal delicada de alguns Estados para ressaltar a necessidade de reequilibrar as finanças do sistema de aposentadorias. Ele afirmou que os movimentos de protesto contra a reforma como os que foram vistos em diversos Estados nesta quarta-feira são "de natureza política", e disse que o governo não se abalaria com esse tipo de oposição, inclusive aquelas contra outras propostas de reforma, como a Medida Provisória que foi aprovada para o ensino médio.


"Democracia é assim", disse.