IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Renan ataca PF e Ministério Público por "abuso de autoridade"

21/03/2017 18h43

Líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL) foi mais um parlamentar a vincular a necessidade de aprovação do projeto que aumenta penas por abuso de autoridade, em tramitação no Senado, com a ação dos policiais federais na Operação Carne Fraca. Antes, a senadora Kátia Abreu havia feito o mesmo.


Para Renan, alvo de oito inquéritos na Lava-Jato, "o domínio das corporações já não tem limite. O que assistimos com a Operação Carne Fraca explicita o fato de não termos limite para nada. Como mobilizam mil policiais da PF?", questionou. "Temos que colocar de volta essa resistência. Esse pessoal está demonstrando que ele vai forçando a barra mais e mais".


Autor do projeto sobre abuso, Renan atacou o Ministério Público, a quem acusou de vazar informações selecionadas aos jornais com vistas a atingir alguns políticos, como ele. "O Supremo tem que fazer sua parte. Como pode MP fazer um vazamento, que expôs pessoas, e dizer que foi em off? [ou seja, que não foi declaração oficial]. É uma confissão de abuso de autoridade e não podemos fechar os olhos para isso".


O senador afirmou ainda que os jornais hoje apoia medidas que antes criticava e vice-versa, ao comentar que "sempre" defendeu o fim do foro privilegiado. "O Brasil está emburrecendo", afirmou Renan.