Intenção de consumo das famílias tem trajetória positiva, diz CNC
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou que seu indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 0,2% em maio ante abril, para 77,7 pontos. Mas, na comparação com maio do ano passado, houve alta de 11,1%, a terceira consecutiva, fato que não ocorria desde 2012. O índice total ainda permanece em nível menor que 100 pontos, abaixo da zona de indiferença, o que indica percepção de insatisfação das famílias com a situação atual, assinalou a entidade.
"A confiança das famílias segue em trajetória positiva apesar da pequena queda entre abril e maio. A melhora nas expectativas das famílias se dá, principalmente, pelas notícias favoráveis à retomada da economia, como a desaceleração da inflação, a queda dos juros e a liberação de recursos de contas inativas do FGTS", afirmou Juliana Serapio, assessora econômica da CNC.
Dos sete tópicos usados para cálculo do indicador, quatro caíram entre abril e maio; mas, na comparação com maio do ano passado, todos tiveram aumento.
Para o ano de 2017, a CNC mantém a previsão de crescimento de 1,5% nas vendas no varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos. O volume de vendas do varejo ampliado caiu 8,7% no ano passado, em comparação com 2015.
Mesmo com previsão de alta para o fechamento do ano, a entidade ponderou que, para que o setor tenha um crescimento mais intenso nos próximos meses, é necessária uma queda mais veloz dos juros ao consumidor e uma melhora no mercado de trabalho.
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