IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Renan diz que reunião do PMDB vai decidir sobre condução do partido

30/05/2017 12h39

Sob ameaça de perder a liderança do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL) avaliou que a reunião da bancada nesta terça-feira, que avaliará sua destituição, será um ponto importante para dar rumo à sigla nas discussões daqui para frente. "A reunião do PMDB é muito boa. Para que possamos fazer uma avaliação da liderança, da condução do partido, do que o partido deve fazer com essas matérias mais conflitantes. E ver quem tem mais condições de exercer a liderança do PMDB nesse momento", apontou.


"Quero que a gente possa fazer a inserção do PMDB nesse processo difícil da vida nacional", disse Renan, que procurou se mostrar tranquilo e defendeu que, se a bancada lhe respaldar, permanecerá líder.


Depois de fazer alguns gestos em direção ao presidente Michel Temer, ontem, elogiando sua ida a Alagoas e a nomeação de Torquato Jardim para o Ministério da Justiça, Renan afirmou que o "momento é de ciscar para dentro, construir caminhos". E voltou a elogiar o escolhido. "O presidente teve muita dificuldade com o ministro anterior e indicou agora um ministro que tem perfil para tal. A sensatez recomendava que eu fizesse esse registro."


Ele ironizou, contudo, a situação de Osmar Serraglio, convidado a se transferir para a pasta da Transparência - que recusou. "A maior demonstração de bom senso que tive foi não comentar a nomeação do Serraglio para a Transparência. Ao não comentar, tive um gesto com o governo nesse momento complicado."


Renan, contudo, se mantém contrário à reforma trabalhista proposta e vê a possibilidade de derrota do governo na votação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). "Pelo quadro que estamos vendo, é uma votação muito difícil, com uma tendência para se rejeitar a matéria. Vamos ver na próxima semana."