IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

União Europeia aprova aquisição da Telecom Italia pela Vivendi

30/05/2017 11h23

A Comissão Europeia, órgão antitruste da União Europeia, aprovou a aquisição do controle da Telecom Italia pela Vivendi, sob a condição de que a controladora da TIM no Brasil venda sua fatia na operadora de redes italiana Persidera.


Segundo comunicado, a autoridade europeia verificou que, após a transação, a Vivendi poderia ter um incentivo para aumentar os preços cobrados pelo acesso a redes de televisão, já que a Persidera detém parte significativa do mercado, junto com outra empresa, a Mediaset.


"Tal estratégia poderia ser realizada diretamente por meio da Persidera ou indiretamente, por meio da participação minoritária na Mediaset, já que outros agentes no mercado não representam uma alternativa viável para os canais de televisão", diz a decisão.


A Comissão investigou ainda se a relação entre as atividades da Vivendi na Itália nas áreas de publicidade, música, televisão e jogos suscitavam preocupações em relação à defesa da concorrência. As autoridades concluíram que a companhia não teria capacidade, neste caso, para excluir outros participantes do mercado.


"Para resolver os problemas de concorrência identificados pela Comissão, a Vivendi se comprometeu a vendar a fatia da Telecom Italia na Persidera. Tendo em conta as soluções propostas, concluímos que a operação não reduz a concorrência na Europa, incluindo a Itália", afirma o comunicado.