IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aliado de Temer chama Zveiter de 'burro e desqualificado'

12/07/2017 13h45

O deputado Wladimir Costa (SD-PA) exaltou os ânimos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que discute a denúncia de que o presidente Michel Temer cometeu crime de corrupção passiva, ao xingar colegas e artistas que fazem campanha pela autorização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue a acusação.


Após dizer que deputados da oposição eram "bandidos" e cita-los nominalmente, além de chamar artistas favoráveis à saída de Temer de "a quadrilha que assaltou com a Lei Rouanet", Costa atacou o relator da denúncia na CCJ, o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que deu parecer favorável ao prosseguimento da denúncia.


Afirmou que o pemedebista, ex-presidente da OAB do Rio por duas vezes, é "ruim como advogado" e que deveria "rezar para ser reeleito porque morrerá de fome se depender da advocacia". "Está na sua cara que o senhor é burro, incompetente e desqualificado", atacou, dizendo que o parecer era para as "câmeras de TV".


O presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), interrompeu então o discurso e disse que caçaria a palavra do parlamentar, "que não tem o direito de ofender um colega deputado". "Há limites de decoro, limites de educação", afirmou Pacheco. Os xingamentos deram margem para que a oposição pedisse a palavra para rebater as acusações.


Costa rebateu o presidente da CCJ. "Chamar o presidente de bandido você aceita? Agredir o presidente é correto? Atacar a história do presidente é correto? Se é para botar regra, bote regra não só para mim, um caboclo do Pará", criticou Costa.


Os parlamentares de oposição que se sentiram ofendidos rebateram, um a um, os ataques feitos por Costa. O deputado Zé Geraldo (PT-PA), chamado de bandido, disse que Costa foi condenado à perda dos direitos políticos por desviar dinheiro de uma emenda parlamentar e aguarda apenas a sentença ser publicada para perder o mandato.