IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Arrecadação de junho indicou trajetória positiva, diz Rachid

21/07/2017 13h19

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, destacou que o resultado da arrecadação em junho foi positivo e que espera que essa trajetória positiva continue nos próximos meses. Segundo ele, já houve sinais favoráveis inclusive de impacto da atividade econômica em tributos como Cofins e IPI.


Rachid afirmou que o uso de créditos tributários para abatimento de imposto de renda tem prejudicado a arrecadação, mas disse que o fenômeno das compensações tributárias pelas empresas tende a arrefecer à medida que a recuperação econômica se consolida.


O ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, foi novamente questionado sobre a possibilidade de novos aumentos de tributos à frente, como a própria Cide, e respondeu repetindo que as avaliações sobre o cenário de receitas são feitas a cada dois meses. Dyogo defendeu que a adoção da alta do PIS/Cofins sobre combustíveis deve ter impacto de 0,4 a 0,5 ponto porcentual no IPCA e que o momento de inflação baixa, inclusive com o IPCA-15 abaixo de 3% em 12 meses.