IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar põe fim a longa série de quedas e sobe para R$ 3,14

21/07/2017 17h59

O dólar subiu nesta sexta-feira, quebrando uma sequência de dez sessões de baixa, na qual acumulou perdas de mais de 5%.


Segundo operadores, já era esperada uma pausa, especialmente num dia em que ativos de risco no exterior não performaram tão bem. Moedas emergentes, como o peso mexicano (-0,78%), o rublo russo (-0,66%) e o peso colombiano (-0,50%) perdiam valor hoje. E foi exatamente o ambiente externo positivo que permitiu que o dólar caísse nos últimos dias, zerando a alta acumulada desde a delação da JBS, ocorrida em meados de maio.


O fato de ser sexta-feira, quando os volumes geralmente caem, também pesou, à medida que investidores evitam ir para o fim de semana com maior exposição.


No mercado de casado - que negocia diferencial de taxas entre os segmentos à vista e futuro -, as taxas indicaram pouco fluxo, segundo o gerente de câmbio de uma corretora com forte presença em negociações cambiais. "Ninguém tentou 'bater' [forçar a queda do dólar] na abertura hoje, diferentemente dos últimos dias. É um indicativo de que o mercado quer dar uma pausa porque acha que a partir de agora há menos 'downside' [potencial de baixa para o dólar]", afirma.


No fechamento, o dólar comercial subiu 0,49%, a R$ 3,1419. É a maior valorização desde 29 de junho (0,70%).


Em dez pregões de queda, o dólar recuou 5,28%.


Em julho, a moeda ainda recua 5,21%, o que faz do real a divisa de melhor performance entre os principais pares do dólar.


No acumulado de 2017, a cotação perde 3,34%.