Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Movimento do comércio cai no 1º semestre, diz Boa Vista

21/07/2017 13h03

O movimento do comércio encerrouo primeiro semestre de 2017 3,2% menor em relação ao mesmo período de 2016, segundo dados da Boa Vista SCPC. No acumulado de 12 meses até junho de 2017, a queda é de 3% em relação a igual intervalo do ano anterior.


Já emrelação ao trimestre anterior, feito o ajuste sazonal, o indicadorcresceu 3,6%. No primeiro trimestre, o indicador havia registrado queda de 0,3% em relação aos três últimos meses de 2016, no dado dessazonalizado.


Na comparação com o igual período de 2016, o movimento do comércio no segundo trimestre registrou queda de 2,2%, na série sem ajustes. Na base de comparação anual, o recuo é menor do que o apurado no primeiro trimestre, de 4,2%.


Desempenho mensal



Em junho, o movimento do comércio registrou alta de 2,1% em relação a maio, feito o ajuste sazonal. Trata-se do segundo mês consecutivo de avanço para o indicador. Em maio, o crescimento havia sido de 3,2%, considerado o dado revisado divulgado pela Boa Vista, após queda de 0,9% em abril, sempre na comparação mensal ajustada.


Ainda na análise mensal, o setor de móveis e eletrodomésticos apresentou alta de 5,1% em junho, em relação a maio, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses é negativa em 3,3%.


A categoria de tecidos, vestuários e calçados subiu 0,3% no mês, retirados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 7,8%.


A atividade do setor de supermercados, alimentos e bebidas subiu 0,8% no mês de junho, em relação a maio, na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 1,4%.


O segmento de combustíveis e lubrificantes subiu 0,5% em junho considerando o dado dessazonalizado, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 3,7%.