IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança dos Serviços melhora em julho, apura índice da FGV

31/07/2017 08h21

Influenciado por uma melhora na percepção do mercado de trabalho e da demanda, o Índice de Confiança dos Serviços (ICS), medido pela Fundação Getulio Vargas, subiu 1 ponto em julho para 82,9 pontos. Com a alta, recuperou parte da perda de 2,8 pontos registrada no mês anterior.


De acordo com a FGV, a alta do ICS em julho foi observada em 9 das 13 atividades pesquisadas e sugere uma tendência de melhora na avaliação sobre a situação atual, acompanhada de uma acomodação no índice de expectativas - que havia puxado a queda do indicador em junho. No mês passado, apenas 4 atividades tiveram alta no ICS.


"A leitura mais favorável sobre a situação corrente parece se refletir no indicador que capta as perspectivas para o emprego no setor. O indicador de tendência de pessoal ocupado cresce pelo terceiro mês consecutivo, se aproxima dos 100 pontos e sinaliza uma transição entre fases de desmobilização e expansão do efetivo de mão de obra no setor", destaca em nota Silvio Sales, consultor da FGV/Ibre.


A melhora na avaliação de demanda impulsionou tanto a análise sobre a situação atual quanto as expectativas. O Índice da Situação Atual (ISA-S) do setor subiu 1,1 ponto em julho, puxado pelo indicador de demanda, que subiu 2,0 pontos para 78,8 pontos, o nível mais elevado desde fevereiro de 2015. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 0,9 ponto. Neste quesito, a expectativa para a demanda nos três meses seguintes exerceu a maior contribuição positiva ao avançar 1,1 ponto, para 85,8 pontos, após recuar 5,3 pontos no mês anterior.


O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor de serviços avançou 0,6 ponto percentual em julho, para 82,1%, retornando ao patamar de fevereiro passado, após atingir o menor nível histórico em junho.


Na métrica de médias móveis, o ICS ainda manteve a tendência declinante, ao recuar 0,9 ponto.


Esta edição da Sondagem dos Serviços coletou informações de 2002 empresas entre os dias 03 e 26 deste mês.