IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ex-ministro Geddel Vieira Lima vira réu por obstrução à justiça

23/08/2017 09h07

A Justiça Federal do Distrito Federal (JFDF) aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Brasília contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) pelo crime de obstrução de Justiça, transformando-o em réu. O ex-titular da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer (PMDB) é acusado de tentar impedir que o doleiro Lúcio Funaro firmasse acordo de delação premiada.


A ação foi apresentada pela força-tarefa da Operação Greenfield. Segundo os procuradores, o doleiro atuava como operador financeiro do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sendo responsável por "intermediar os interesses das empresas que aceitassem participar dos ilícitos, como por receber, por meio de suas empresas, e repassar valores a título de propina aos outros integrantes da organização criminosa".


De acordo com a denúncia, desde que Funaro iniciou tratativas para colaborar com o Ministério Público, Geddel teria passado a atuar para embaraçar a disposição do operador em falar. Isso foi feito, segundo o MPF, por meio de telefonemas para a mulher do doleiro.


A denúncia foi aceita na noite de terça-feira (22) pelo juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília.


O MPF pede punição de Geddel com base no artigo 2º da Lei 12.850/2013, que prevê pena de três a oito anos para o crime de obstrução de Justiça. Os procuradores solicitam ainda que a punição seja acrescida de um terço a dois sextos, considerando a prática continuada do crime.


Procurada, a defesa do ex-ministro ainda não se manifestou. Sobre a denúncia, na semana passada, o advogado Gamil Föppel afirmou que era "inepta".


Lúcio Funaro assinou ontem acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR).