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Abicalçados: Valorização do real afetou exportações de calçados

A valorização do real em relação ao dólar, que eleva o preço do calçado brasileiro no exterior, tem prejudicado os embarques do setor, na avaliação da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Em agosto, as vendas externas do setor registraram queda de 4,4% em comparação ao mesmo mês do ano passado, chegando a 9,5 milhões de pares. Em valor, as exportações brasileiras de calçados somaram US$ 91,3 milhões no mês de agosto, com alta de 4,2% na mesma base de comparação.


No acumulado de janeiro a agosto, as vendas externas de calçados cresceram 0,5% em volume, totalizando 77 milhões de pares. Em valor, houve aumento de 13,2%, para US$ 699,5 milhões. De acordo com a Abicalçados, o preço médio do calçado exportado aumentou em torno de 10% nos últimos 12 meses. Esse aumento, segundo a entidade, tem inibido as vendas externas do produto.


Na avaliação da entidade, a queda nas exportações para os Estados Unidos, principal mercado para o calçado brasileiro, é reflexo da variação nos preços em dólar. Os Estados Unidos respondem por quase 25% das vendas externas de calçados brasileiros. De janeiro a agosto, as vendas para os EUA somaram 6,8 milhões de pares, 14,6% a menos do que no mesmo período de 2016. Em valor, houve queda de 11,4%, para US$ 124,7 milhões.


Os embarques para a Argentina (segundo maior importador) somaram 6,73 milhões de pares, com alta de 11,7% em volume. Em valor houve crescimento de 39%, para US$ 93,7 milhões. As exportações para o Paraguai recuaram 4,8% em volume, para 9,28 milhões de pares, e aumentaram 86,4% em valor, para US$ 52,3 milhões.


Importações


No acumulado de janeiro a agosto, as importações de calçados cresceram 3,7%, para 16,63 milhões de pares. Em valores, houve queda de 0,3%, para US$ 230 milhões. De acordo com a Abicalçados, se o câmbio permanecer na faixa de R$ 3,10, haverá um aumento substancial das importações até o fim do ano.


A maioria das importações veio do Vietnã. O país embarcou, de janeiro a agosto, 7,2 milhões de pares a US$ 127,46 milhões para o Brasil, altas de 3,3% em pares e de 0,7% em receita no comparativo com o ano passado. O segundo país foi a Indonésia. O país enviou ao Brasil, 2,7 milhões de pares a US$ 44,57 milhões, o que representou alta de 2% em volume e queda de 5,8% em receita. As importações da China recuaram 8% em volume, para 4,65 milhões de pares, e caíram 22,3% em receita, para US$ 21,4 milhões.


As importações de partes de calçados - cabedais, palmilhas, solas, saltos etc. - somaram US$ 27 milhões, 9% menos do que no mesmo intervalo de 2016. As principais origens foram China, Vietnã e Paraguai.

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