IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alckmin sobre ter 1,2% de preferência do eleitor: "Acho ótimo"

20/09/2017 14h12

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), considerou "ótimo" o resultado da pesquisa eleitoral CNT/MDA divulgada na terça-feira. Na pesquisa espontânea, o tucano aparece em quinto lugar, com somente 1,2% dos votos, na disputa pela Presidência da República.


"Acho ótimo. Eu não disputo eleição há vários anos. A última eleição que eu disputei já vai completar quatro anos", disse nesta quarta-feira (20) no lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP).


Alckmin minimizou a distância em relação aos principais concorrentes. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança, com 20,2% dos votos, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com 10,9%, o prefeito de São Paulo, João Doria (também do PSDB), com 2,4%, a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 1,5%, além de empate com o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT).


"Se for escolher candidato por pesquisa, o segundo turno aqui na capital [em 2016] seria entre Marta (Suplicy, senadora pelo PMDB) e (o deputado federal pelo PRB, Celso) Russomanno", afirmou.


Alckmin também voltou a defender a realização de prévias do seu partido ainda neste ano. Nos bastidores, ele trava uma batalha com Doria, seu afilhado político, sobre a maneira como será escolhido o candidato do PSDB à presidência em 2018. O prefeito de São Paulo defende que pesquisas de opinião sejam levadas em conta na hora da escolha e diz que não gostaria de disputar prévias com Alckmin.


"Não defendo decisões de última hora", disse Alckmin. "Tudo que é improvisado é mal feito, inclusive na política. O Brasil um país continental."