IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maia acusa Jucá e ministros do PMDB de barrarem crescimento do DEM

20/09/2017 21h50

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse há pouco ter alertado o presidente Michel Temer nesta quarta-feira sobre a operação deflagrada pelo PMDB para tentar impedir o crescimento de seu partido na Câmara. Em duro recado dirigido a auxiliares do presidente Michel Temer, Maia cobrou lealdade do governo e disse esperar que o PMDB "pare de tentar reduzir o crescimento do Democratas na Câmara dos Deputados".


"Isso é muito grave e não ajuda quando o próprio Palácio participa dessa operação. Os próprios ministros do Palácio estão respaldando essa operação do presidente do PMDB", disse Maia, fazendo referência ao senador Romero Jucá (PMDB-RR), ao deixar a Embaixada do Chile, após ser homenageado, na condição de presidente da República em exercício.


Apesar de externar o incômodo sentido pelo partido, Maia disse que a insatisfação do DEM não se relaciona com a análise de nova denúncia pela Câmara contra o presidente Michel Temer. Maia disse prometer não emitir opiniões nem abordar o assunto com outros deputados, porque, segundo disse, foi mal interpretado pelo Palácio do Planalto à época da análise da primeira denúncia contra Temer.


"Espero que o PMDB, entendendo tudo que o DEM fez até agora pelo governo, tenha respeito e tire os pés da nossa porta", disse. "Se somos aliados, temos que ser aliados. A gente não pode ficar levando facada nas costas pelo PMDB, principalmente ministros do Planalto e o presidente do PMDB", acrescentou.


A queixa de Maia ocorre em meio a discussões no Congresso envolvendo origem de recursos para partidos políticos, inclusive considerando o tamanho da legenda, e articulações para possibilitar a migração entre partidos pelos deputados. Maia lembrou o ruído envolvendo o assédio do PMDB sobre parlamentares descontentes do PSB que estavam em tratativas com o DEM.