IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Avianca Brasil substitui voos da Avianca Holdings por causa de greve

03/10/2017 15h50

A Avianca Holdings, com sede na Colômbia, está contando com ajuda da brasileira Avianca Brasil para evitar que a greve de pilotos colombianos - iniciada há 14 dias - afete o embarque de passageiros brasileiros. Os voos diário que a Avianca Holdings tem entre São Paulo-Bogotá e Bogotá-São Paulo estão sendo realizados pela aérea brasileira.

Assim, os voos AV-85 (Bogotá-São Paulo) e AV-86 (São Paulo-Bogotá) da colombiana estão sendo realizados pelos voos 06-8535 e 06-8534, respectivamente, da Avianca Brasil.

A Avianca Holdings é controlada pelo grupo Synergy, dos irmãos Efromovich, que também são donos, no Brasil, da Avianca Brasil. Apesar de terem os mesmo controladores, essas empresas são separadas formalmente.

Metade dos pilotos da Avianca Holdings, que integram a Associação Colombiana dos Pilotos Civis (Asociación Colombiana de Aviadores Civiles, ou Acdac), estão em greve desde 20 de setembro, reivindicando equiparação salarial aos pares que trabalham em outros países, o que representa reajustes de até 30%.

A empresa se recusa a atender as demandas, e o caso foi parar em um tribunal de arbitragem, após interferência do governo da Colômbia.

Avianca Holdings e Avianca Brasil negociam uma fusão das duas empresas desde o início do ano. Equipes de consultores das duas empresas trabalham em um estudo para encontrar oportunidades de sinergias.

A Avianca Holdings também negocia acordos comercial e de capital com a United Airlines, terceira maior empresa de aviação dos Estados Unidos.