PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Setor de serviços tem o pior agosto da série histórica, aponta IBGE

17/10/2017 10h30

O volume de serviços prestados no país recuou 1% em agosto, frente ao mês anterior, pela série com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda é a maior para meses de agosto em comparação a julho desde início da série em 2012.


Foi o segundo mês consecutivo de retração do setor. Em julho, o setor havia recuado 0,8%.


Conforme a pesquisa do IBGE, o volume de serviços diminuiu 2,4% na comparação a agosto de 2016. Essa queda havia sido mais intensa em julho, quando havia recuado 3,2%.


No acumulado em 12 meses, o setor registrou baixa de 4,5% no volume. Nos oito primeiros meses do ano, a baixa foi de 3,8% frente ao mesmo período de 2016.


A receita nominal (sem descontar a inflação) do setor, por sua vez, recuou 0,6% em agosto, frente ao mês imediatamente anterior, após o ajuste sazonal. Quando comparado ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 2%.


Outros setores da economia também apresentaram queda em agosto, conforme divulgado pelo IBGE nos últimos dias. A produção da indústria recuou 0,8% frente a julho. As vendas do varejo caíram 0,5% na mesma comparação.