IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Eletronuclear e Rosatom firmam acordo de cooperação em energia nuclear

27/11/2017 11h59

A Eletrobras e a sua subsidiária Eletronuclear assinaram memorando de entendimentos com a Rosatom para promover a cooperação no campo da energia nuclear, informou a companhia russa. O acordo visa promover cooperação mútua no uso pacífico da energia nuclear, incluindo a potencial construção de novas usinas nucleares no Brasil, entre outros pontos.


O documento foi assinado pelo presidente da estatal, Wilson Ferreira Jr., o presidente em exercício da Eletronuclear, Leonam Guimarães, e o vice-diretor geral de desenvolvimento e negócios internacionais da Rosatom, Kirill Komarov.


"A cooperação entre a Rússia e o Brasil vem renovando-se nos últimos anos. Nós estamos implementando projetos no contexto do ciclo do combustível nuclear e da medicina nuclear. A assinatura deste memorando de entendimento marca uma nova fase em nossa parceria", diz Komarov, em nota.


"O Brasil tem uma experiência considerável no uso de tecnologias nucleares e grandes planos para o desenvolvimento de seu setor nuclear nacional. Por outro lado, a Rosatom tem uma expertise única na operação de usinas nucleares e possui posições de liderança na construção das mais seguras e recomendadas usinas nucleares", completa.