FGV: Confiança do consumidor alcança maior nível desde outubro de 2014
A confiança do consumidor registroumaior nível desde outubro de 2014, conforme levantamento daFundação Getulio Vargas (FGV). O índice que mede esse sentimentosubiu 3,1 pontos, marcando 86,8 pontos. Em relação ao mesmo período no calendário anterior, o índice teve alta de 8,9 pontos.
Em novembro, os consumidores avaliaram melhor tanto a situação atual quanto as perspectivas futuras. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu pelo quarto mês consecutivo, em 1,3 ponto, para 74,5 pontos, o maior desde junho de 2015 (74,9). Já o Índice de Expectativas (IE) teve elevação de 4,2 pontos, para 96,0 pontos, o mais alto desde abril de 2014 (99,9).
A FGV destaca que há uma melhora da percepção dos consumidores com relação à situação financeira da família. O indicador que mede a satisfação dos consumidores no momento subiu 1,9 pontos, para 69 pontos. Com relação ao futuro, o indicador que mede o otimismo em relação as finanças familiares aumentou 1 ponto, para 93,0 pontos, o maior desde outubro de 2014 (96,4).
O destaque de novembro vem do dado que mede a intenção de compras de bens duráveis. Após cinco meses em queda, o indicador cresceu 11,1 pontos, para 82,4 pontos, o maior nível desde novembro de 2014 (87,2).
No penúltimo mês de 2017, a confiança avançou em três das quatro faixas de renda pesquisadas. A maior alta foi registrada nas famílias com renda acima de R$ 9.600,00, motivada pela melhora das expectativas para o futuro próximo. O nível de confiança das famílias com renda entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800,00 recuou 0,6 ponto.
A edição de novembro de 2017 coletou informações de 1.907 domicílios entre os dias 1º e 23 de novembro.
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