Petrobras registra recorde de produção de petróleo em 2017
A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil em 2017 foi de 2,15 milhões de barris por dia (bpd), 0,4% acima do resultado de 2016. Segundo comunicado da estatal petroleira, esse volume é recorde e está de acordo com a meta estimada.
No ano passado, ante 2016, a produção própria de gás natural atingiu volume, também considerado inédito pela Petrobras, de 79,6 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d).
Assim, a produção total no país chegou a 2,65 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), volume 0,9% superior a 2016.
Na camada do pré-sal, a média anual da produção operada, que abrange a parcela da Petrobras e parceiros, somou 1,29 milhão de bpd, um avanço anual de 26%.
Segundo a Petrobras, o resultado operacional foi obtido com o crescimento da produção no campo de Lula, com a interligação de novos poços às plataformas Cidade de Saquarema, Cidade de Maricá e Cidade de Itaguaí, além do início da operação da plataforma P-66 - e do campo de Lapa - com a interligação de novos poços ao FPSO Cidade de Caraguatatuba. Outro fator importante foi o início de produção do FPSO Pioneiro de Libra, que opera no campo de Mero, também no pré-sal da Bacia de Santos.
O índice de aproveitamento de gás da Petrobras foi de 96,5%. "Esse resultado é consequência dos avanços obtidos, nos últimos anos, pelo Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás", destacou a empresa.
No exterior, a média de petróleo em 2017 foi de 64 mil bpd, 20% abaixo do volume produzido no ano anterior. A produção média de gás natural ficou em 8,3 milhões m³/d, 39% inferior à produção de 2016. "A redução decorre, principalmente, dos desinvestimentos realizados, como a venda da Petrobras Argentina", informou a estatal petroleira, no comunicado.
Ao considerar Brasil e exterior, juntos, a produção média somente de petróleo, em 2017, foi de 2,22 milhões bpd e a produção média anual de petróleo e gás foi de 2,77 milhões boed.
Dezembro
Somente no mês de dezembro, a produção total de petróleo e gás natural foi de 2,72 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,62 milhões boed produzidos no Brasil e 100 mil boed no exterior.
A produção média de petróleo no país foi de 2,13 milhões de bpd, em linha com o volume produzido em novembro. A produção de gás natural, excluído o volume liquefeito, foi de 77,9 milhões m³/dia.
No pré-sal, a produção de petróleo e gás natural foi de 1,68 milhão de boed, 2% acima do mês anterior.
No exterior, a produção média de petróleo em dezembro foi de 60 mil bpd e a produção média de gás natural, de 6,7 milhões m³/d.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.