Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Após corte da Fitch, Fazenda reitera necessidade de reforma

23/02/2018 14h04

O Ministério da Fazenda afirmou que a agência de classificação de risco Fitch Ratings apontou a necessidade de aprovação de reformas ao anunciar hoje o rebaixamento da nota brasileira de crédito soberano de BB para BB-, com perspectiva estável.


Em posicionamento sobre o tema, a Pasta afirmou que o governo "segue comprometido" com a agenda de reformas macro e microeconômicas com objetivo de garantir o equilíbrio das contas públicas, o crescimento econômico sustentável e a melhoria do ambiente de negócios.


O ministério defende os "avanços já obtidos" na política fiscal pela aprovação de medidas como o teto de gastos, a reforma trabalhista, o Programa de Recuperação Fiscal dos Estados, a reformulação das políticas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a nova Taxa de Longo Prazo (TLP).


Apesar do rebaixamento, o ministério afirma que a Fitch reconheceu a "força dos fundamentos" do país. "A Fitch reconhece que os fundamentos macroeconômicos brasileiros permitem tanto absorver choques internacionais e domésticos como garantir a sustentabilidade da dívida pública", afirma a Fazenda na nota.


No posicionamento, o Ministério da Fazenda afirmou ainda que a dívida pública federal "conta atualmente com uma composição saudável, reduzida exposição cambial e baixa concentração de vencimentos no curto prazo, além de uma base diversificada de investidores para seu financiamento, o que contribui para mitigar os riscos inerentes à sua gestão".