IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ACM Neto exalta Maia como "nova geração" da política

19/03/2018 12h07

(Atualizada às 13h15) Presidente nacional do DEM, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, defendeu nesta segunda-feira (19) a pré-candidatura à Presidência da República do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-MG) afirmando que ele representa a nova geração na política e que saberá mobilizar eleitores pelo país.

ACM afirmou que a prioridade do DEM nas eleições estaduais é a de Minas Gerais.

As declarações foram feitas em evento de filiação do deputado federal Rodrigo Pacheco ao DEM, partido pelo qual planeja disputar o governo de Minas.

ACM disse que Maia tem papel "fundamental" como presidente da Câmara Federal. E que ajuda o partido a "realizar um sonho antigo", de apresentar um candidato ao Planalto.

"É o candidato da nova geração", disse ACM, ao lado de Maia, em palanque armado em um hotel em Belo Horizonte. "Terá capacidade de mobilizar brasileiros de todos os cantos", disse ele, afirmando que Maia portará a "mensagem do futuro".

Com um discurso de pré-candidato à Presidência, Maia disse que não será possível prometer grandes investimentos na campanha e que o combate à violência se dá por meio de melhorias na educação e na criação de mais empregos.

O postulante do DEM ao Planalto disse que o "ciclo da nova República termina no final deste ano" e que a sociedade vai exigir dos políticos "mais transparência e mais equilíbrio"."A sociedade não aceita mais a forma de se fazer política", disse. "Nós que estamos na política temos a responsabilidade de liderar esse processo."

Maia não citou a intervenção federal na segurança do Rio, mas disse mais de uma vez que a solução para mais segurança no país não passa apenas por medidas de força.

"Só vamos reduzir violência quando tivermos educação e emprego", disse o pré-candidato.

Maia ainda afirmou que governar Minas é o maior desafio no país, em face ao déficit bilionário que tem feito o governo a atrasar repasses estaduais para Prefeituras e parcelar salários dos servidores.

Anastasia

Ao falar de Rodrigo Pacheco, ACM Neto afirmou que ele é a cara nova que o DEM quer projetar aos eleitores.Para o presidente do partido, Pacheco "chega ao Democratas e se torna a prioridade de nosso partido para as eleições estaduais de 2018".

Pacheco está seu primeiro mandato como deputado federal e deixou o MDB, que apoiará o governador Fernando Pimentel (PT) em seus planos de reeleição.

O deputado vinha considerando que poderia contar com uma aliança com o PSDB, mas no fim de semana seus planos esbarraram em um problema.

O ex-governador de Minas e atual senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) anunciou que está iniciando negociações com partidos com vistas a se lançar candidato a governador. Desde o ano passado, ele vinha dizendo que não seria candidato. Mas, nos últimos dias, o candidato tucano ao Planalto, Geraldo Alckmin, e deputados federais e estaduais pressionaram por sua candidatura.

A decisão, se confirmada, tende a minar as chances eleitorais de Pacheco. Os dois disputam uma fatia semelhante do eleitorado. Anastasia e ele são amigos e o tucano chegou a defender que o PSDB apoiasse Pacheco na disputa deste ano. Mas a ideia não agradou.