IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa perde os 83 mil pontos de olho em cena política

16/04/2018 18h14

O Ibovespa perdeu os 83 mil pontos e retrocedeu, na mínima do dia, aos menores níveis desde fevereiro, ainda afetado pela pressão causada pelas indefinições do cenário eleitoral e com a economia se recuperando de forma mais lenta do que o esperado.

O principal índice da bolsa caiu 1,75%, aos 82.862 pontos, depois de ir na mínima do dia aos 82.762 pontos. É o menor patamar no intradia desde a mínima de 14 de fevereiro deste ano, de 80.901 pontos. O giro hoje foi de R$ 7,4 bilhões.

Operadores e analistas notam que o volume do dia foi relativamente baixo, especialmente considerando o vencimento de opções sobre ações hoje. Isso significa que ainda não é o momento de venda em massa em bolsa e ou saída de investidores, mas de maior cuidado e indecisão, na falta de catalisadores.

Além da indefinição no cenário eleitoral, a atividade brasileira segue decepcionando os cenários otimistas traçados no começo do ano. Hoje, o Banco Central divulgou o seu índice de atividade, o IBC-Br, no mês de fevereiro. O indicador subiu 0,09%, abaixo da média dos analistas, de 0,13%. Já a pesquisa Focus mostrou que a projeção para o PIB em 2018 voltou a ceder, de 2,80% para 2,76%.

Para Rafael Gonzalez, sócio da Platinum Investimentos, a bolsa brasileira está um pouco mais pesada porque o Brasil vem se descolando do cenário externo, à medida que as eleições se aproximam e tornam o cenário político mais preponderante. Os indicadores macroeconômicos abaixo do esperado também reforçam o ajuste da bolsa, em um momento em que Wall Street tem um ritmo mais positivo.

"A pressão, no entanto, ainda pode ser classificada como uma realização de lucros pelas incertezas políticas, e não uma reversão das apostas", sustenta o especialista.

Entre as ações mais importantes para o Ibovespa, a Petrobras PN encerrou em baixa de 2,74%, enquanto a Petrobras ON recuou 3,54%. No setor bancário, o Itaú Unibanco cedeu 1,47%.