PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Avianca e Latam ampliam fatia de mercado em março, diz associação

18/04/2018 16h13

Avianca e Latam tiveram em março deste ano fatias de mercado maiores que as apuradas em igual período de 2017. Por outro lado, Gol e Azul perda de participação de demanda doméstica, segundo dados divulgados na tarde desta quarta-feira pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

A Avianca, quarta maior do setor, elevou a participação no mercado doméstico medido em passageiros-quilômetros transportados (RPK, na sigla em inglês) para 14,16%, ante 12,78% em março de 2017. No mesmo período, a companhia expandiu a capacidade, em assentos-quilômetros disponíveis (ASK, na sigla em inglês), de 11,97% para 13,36%.

A Latam cresceu em demanda de 33,16% para 33,26%, enquanto a oferta dessa empresa subiu de 32,80% para 33,17%.

A Gol cedeu participação de mercado ("market share"), de 35,22% para 34,25%, com uma oferta baixando de 36,23% para 34,92%, comparando março deste ano com o mesmo mês de 2017.

A Azul teve a participação de mercado em demanda cedendo de 18,84%, em março de 2017, para 18,33%, no mês passado, enquanto a fatia em termos de capacidade recuou de 19% para 18,55% nessa comparação.

No acumulado do trimestre, a Avianca é a única aérea que ganhou fatia de mercado. De janeiro a março deste ano, a empresa elevou a participação na demanda medida em RPK de 12,59% para 13,61%, na comparação com igual período de 2017.

Nessa mesma base de comparação, a Gol cedeu de 36,78% para 36,32%; a Latam caiu de 32,22% para 31,86%; e a Azul recuou de 18,41% para 18,20%.